O meu Progresso!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Água... Qual a quantidade que deveremos beber!!



Após varias pesquisas e comentarios sobre a quantidade de água que deverei beber (confesso que variou imenso as opiniões) resolvi pesquisar, mais intensamente... e aqui compartilho convosco, o resultado da minha pesquisa, espero que seja util, para mim foi !!!!
        

Porque no mínimo dois litros?


A crença de que o mínimo de água que se deve tomar por dia são oito copos ou um litro começou com um estudo feito há 15 anos. Os pesquisadores concluíram que um adulto saudável médio perde cerca de dois litros de líquidos por dia. A partir disso, deduziram que a ingestão de água deveria ser a mesma. Há ainda quem fale que o ideal são três ou quatro litros por dia.


O que é a sede?


A sede que sentimos é a informação que o corpo nos envia de que precisa de água para manter suas funções. Assim, desde que você beba líquidos sempre que sentir sede, está garantindo a hidratação mínima para seu organismo. Para isso, a média é de um a dois litros por dia. Entretanto, o melhor é se antecipar à sede. E cuidado. Algumas situações influenciam a percepção da necessidade de água, como febre alta ou coma. Além disso, idosos sofrem alterações nessa regulação, sentindo menos sede do que deveriam, portanto precisam lembrar de tomar água mesmo quando não estão com sede.


O que acontece se tomar pouca água?

Quem toma pouca água tem sintomas como dor de cabeça, prisão de ventre, dificuldade na digestão (pela diluição do suco gástrico), dores musculares e nas articulações. O excesso de líquidos também dilata o estômago, podendo aumentar a quantidade de comida ingerida. Há ressecamento de pele, olhos e cabelo. Em casos mais severos, pode acontecer também cansaço, sonolência e dificuldade de concentração.



O que acontece se beber muita água?

A ingestão de água em excesso pode prejudicar o aparelho urinário, pois sobrecarrega os rins e leva ao aumento da eliminação de sais minerais como sódio e potássio, desequilibrando o funcionamento do organismo.

Qual o mínimo de água que devo ingerir?


Alguns médicos afirmam que um litro de líquidos (água, chás, sucos e leite) por dia é suficiente. Essa quantidade é complementada pela alimentação, pois diversos alimentos, principalmente frutas e legumes, são ricos em água. Os alimentos fornecem aproximadamente um litro, ou seja, completando os dois litros normalmente recomendados.



Quantos litros preciso beber?

A quantidade exata de água ideal, porém, varia para cada pessoa. Pessoas que suam muito, por exemplo, precisam de um pouco mais de água. Locais frios diminuem a evaporação de líquidos através do suor, reduzindo a necessidade. Atletas e pessoas com grande desgaste físico devem beber ainda mais do que os dois litros.



Especialistas sugerem um teste para avaliar quanta água ser organismo consome. Você deve se pesar no começo do dia e depois de duas horas de trabalho. A diferença no peso é a quantidade de líquido que precisa repor (cada grama equivalendo a um mililitro de água).



Quer ter certeza de quanto de água você precisa? Consulte um nutricionista, que vai avaliar seu estilo de vida, sua composição corporal e sua alimentação, para calcular quanto seu organismo gasta, quanto repõe com alimentos e quanto deve ser completado com água.



E as crianças?

Bebês até seis meses mantêm-se hidratados com o leite materno. Até o final da infância, a necessidade é de meio litro a um litro de água. Não esqueça de sempre oferecer líquidos às crianças. No meio das brincadeiras, dificilmente elas lembram de parar por causa de um copo d’água.



Cerveja ajuda a hidratar?

O álcool não entra na conta da reposição de líquidos. Pelo contrário, pois ele “rouba” água do organismo.




Preciso de uma forçinha ... estou naqueles dias melancólicos ... que são terriveis... quero afastar os pensamentos pessimistas e derrotistas ... SEI QUE VOU CONSEGUIR ... Mas preciso hoje do v/ empurrão ...

Boa 4ª feira a todas !!!

7 comentários:

  1. Exactamente Agua com fartura e se não for água pelo menos chá que é aquilo que tu bebes, ao contrario da Anocas que NÂO BEBE AGUA :( .
    Com respeito ao empurrão que precisas sabes que eu tou aqui é só dizerres que ...TIPO...(hehehehe) de empurrão precisas.... arranja-se de todos...(rsrsrsrsrsrs). Jinhos Tás no bom caminho.

    ResponderEliminar
  2. eu bebo mais ou menos 2 litros, entre água e chá e acho que é a quantidade ideal para mim que retinha imensos líquidos e agora vejo isso parar de acontecer.

    Quanto ao empurrão :) cá estou eu para to dar, para te lembrar que és uma lutadora, para te lembrar que não podes sequer pensar em vacilar e desistir de ti, não duvides da tua força nem da tua resistência: consegues ser mais forte do que os problemas e vais afastar essa onda melancólica com o teu sorriso :) vê até onde já chegaste e orgulha-te de tudo aquilo que estás a reconstruir em ti: está tudo nas tuas mãos!

    abraço grande, querida :)

    ResponderEliminar
  3. Pessoalmente bebo entre 2,5 a 3L de água todos os dias + 2 chás pequenos. Fora a água naturalmente presente nos alimentos. E posso dizer que ajuda bastante no processo de emagrecimento.

    Beijocas
    Força ai

    ResponderEliminar
  4. Hoje estou a ver se me porto bem na questão da água. Fui ao meu médico de manhã e fiz uma sessão de pressoterapia que ajuda à circulação e ele mandou-me beber mais água que o habitual, por isso vou ver se hoje atinjo os dois litros.
    Quanto à energia que precisas tu sabes onde encontrá-la: bem dentro de ti. Tens sido tão positiva e solidária nos nossos momentos mais difíceis que eu tenho a certeza que vais conseguir animar-te. Sabes uma coisa que me ajuda um bocadinho? Ler. Como prometi a mim mesma que este ano ia começar a ler mais, tenho-me dedicado mesmo à causa e ajuda imenso a tirar certas ideias da cabeça.
    Experimenta.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Olá linda..
    Olha eu bebo 1.5 l de agua e agora tenho bebido 0.5l de chá verde..
    Acho que é o suficiente pra mim.. e antes que seja despedida por passar montes de vezes a caminho do w.c, vou ficar por aqui mesmo..
    Quanto ao teu estado de espirito... repete para ti própria muitas e muitas vezes...
    Estou grata por estar tão feliz, estou grata por me estar a sentir tão bem....
    Vais ver que vais mesmo começar a sentir-te melhor!!!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá, é a 1a vez que escrevo aqui. Gosto muito de te ler. E ao ver-te assim ... a precisar de um empurrão resolvi eu tb dar-to. Apenas depende de nós. Temos que ter força sempre. Porque se nao olharmos por nós quem vai olhar? Vão apenas continuar a apelidar-nos de xixa, cachalote, etc. E atirar-nos cada vez mais para o buraco. TEMOS QUE LUTAR POR NÓS! PORQUE NÓS QUEREMOS! PORQUE NÓS MERECEMOS! PORQUE É SÓ PARA NOS SENTIRMOS AINDA MELHOR! Bj grande e não desistas NUNCA. POR TI :-)

    ResponderEliminar
  7. Minha amiga, qual é a dúvida? Claro que vais conseguir.
    És uma mulher cheia de força e que merece alcançar o corpo que pretende, mais depressa ou mais devagar, com ajuda ou sozinha, estás a ir na direção certa e vais conseguir chegar lá. Eu tenho a certeza que sim e sei que tu também tens.
    Quanto à água. Eu bebo um litro e meio por dia mais cerca de 300 ml de chá, mas porque me obrigo. Se fosse só o que me apetece não devia chegar a meio litro.

    bjs

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentario