1º passo - Elaborar os menus por dias de semana
2º passo - Verificar na n/ despensa o que temos (para não comprar em excesso)
3º passo - Elaborar 1 lista de supermercado e tentar cumpri-la à regra
4º passo - Mãos à obra
Compartilho convosco as minhas tarefas de sabado, sim porque
é esse o meu dia escolhido, para fazer as minhas comprinhas (para isso já tenho de ter preparadas as Ementas na 6ª feira e a Lista de Supermercado)
Mediante aquilo que necessito e mediante a publicidade que me colocam no corrreio, sobre promoçoes, vejo quais são os produtos mais vantajosos e rumo a eles.
Tenho uma Tara pelo Modelo (não sei porquê), na Carne prefiro o Intermarché, Legumes (falo-vos mais tarde), sei que as lojas Minipreço tem uns preços muito convidativos, só é pena é que quando vou lá as prateleiras estão quase sempre vazias (mas vale a pena para quem tem essa oportunidade).
Tento fazer as compras todas da parte da manhã, para deixar a lida da casa somente para a tarde, a mudança das roupas de cama, as limpezas mais a fundo, porque durante a semana sempre se dá um jeito para não acumular para sabado, pois como toda a mulher tb gosto de sair com a familia, e sábado é um dia de passear com a mamã (que eu amo muito).
Quanto aos legumes, vou confidenciar-vos que já a alguns anos aderi ao Programa Prove, que existe aqui na minha zona, que se baseia em ajudar os agricultores que não conseguem escoar os seus produtos horticolas nas grandes supericies, produtos de muito boa qualidade, sempre fresquinhos.
O cabaz é semanal e tem o valor de 10 €, e vale mesmo a pena, e assim é uma ajuda para não me preocupar com a compra de legumes, o dia da recolha aqui na minha zona é à 6ª feira.
Boa sorte a todas...
2010 Guerra aos Kilos
Parabéns pela organização! Sim, senhor.
ResponderEliminarQuanto à agenda não sei... Mas porque não experimentas ir à FNAC? Eles têm uma variedade muito grande, pode ser que encontres o que pretendes.
Beijinho
Força aí Cris, eu também planeio tornar-me mais organizada em 2010. Em casa já comecei a organizar melhor as gavetas e armários da cozinha. Agora está tudo separadinho, muito mais prático e organizado, como eu gosto.
ResponderEliminarNos próximos dias vou dedicar-me a retirar do meu roupeiro, toda a roupa que não serve/não gosto/é demodé. Depois avanço para a roupa do marido e filhas.
No trabalho também tenciono tornar-me mais organizada, pois só me prejudico a mim própria.
Quanto á ementa semanal eu também sou apologista e já fiz isso. Resulta bastante, stressamos menos e poupamos mais, acredita.
Como não encontrei agenda alguma, fiz eu no meu pc uma folha de cálculo com tarefas, lista de compras, despesas, etc... Todos os dias lanço os gastos do dia anterior e agendo os planos para esse dia. No final do mês sei exactamente quanto gastei em supermercado/talho/frutaria, em infantário, atl, gasóleo, roupas, futilidades, cabeleireira, etc.. etc... Assim também foi fácil perceber onde andava a gastar demais.
Um exemplo: comecei a comprar produtos de marcas brancas. Só aqueles que têm qualidade e produtos não alimentares, pois tenho sempre receios que a qualidade não seja a mesma. Comecei a trazer almoço para o escritório e aí poupo no gásoleo (em vez de ir a casa) e trago sempre o que sobrou do jantar e uma sopa. Assim não corro riscos de ir ao restaurante ou chegar a casa e só comer porcarias.
Temos que ser mais organizadas e práticas.
Viva 2010.
Vai ser o nosso ano :)
Beijinhos
:) vejo que as mudanças já começaram e isso é óptimo, linda! A organização e a disciplina podem ser considerados cansativos e talvez até sejam mas a verdade é que são essenciais para nós que queremos perder peso. Eu também ando a definir estratégias que me impeçam de vacilar, até porque não quero que nem a falta de tempo seja desculpa para ir comer porcarias: tu já o fizeste e muito bem!
ResponderEliminarQuanto à agenda, também já procurei uma do mesmo género que tu procuras e continuo sem encontrar! Dava jeito que alguém se lembrasse de criar algo assim... se encontrares, diz qualquer coisa :)
Beijos :) e continua com essa força toda!
p.s - Há selinhos para ti no meu blog
Oi Cris,
ResponderEliminareu também tive a mesma dúvida, mas acho que isto não é propriamente um selo. É mais um desafio em que tens que seguir as regras indicadas. É só indicar quem te passou o desafio, responder às questões com imagens e passar a mais 5 blogueiras. Só isso.
Beijinho
Olá amiguinha, tropecei no teu blog e se não te importas, vim para ficar:)
ResponderEliminarDesejo-te desde já um inicio e continuação de um Bom ano 2010.
Quanto ao teu pedido de ajuda.....já experimentas-te a papelaria Universal no Barreiro??? Ela tem lá imensas variedades de agendas e acredito que será uma mais valia ires lá cuscar.
Beijinhos doces
Obrigada Larana, por acaso não me lembrei da universal, falha minha. Obrigada.
ResponderEliminarVou ver o teu cantinho.
Beijokas
Olá linda..
ResponderEliminarGostei muito deste teu post, especialmente a parte do Cesto de legumes.
Eu sou fiel a uma frutaria que há aqui perto de mim. é pequenina, mas tem muitos produtos , nacionais e todos eles fresquinhos e de produtores também aqui da zona.. Gosto muito.
Quanto a agenda, eu tenho 3.
Uma para a R.A, onde registo tudo o que como , a agua que bebo, consultas medicas, depilação, limpezas de pele,periodo etc...
Segunda para as finanças pessoais: nesta registo todoas as despesas, as faltas na despensa, e o que tenho que comprar, também ao sábado, no supermercado.
A terceira é para "Vida doméstica": nesta aponto tudo o que tenho que fazer em cada a cada dia, as reuniões da M., etc... as coisas de casa digamos assim.
Bjinhos
Até mais ler
Olá Cris
ResponderEliminarGostei da tua ideia de planear as refeições atempadamente.
Eu ando farta de cozinhar, mais exactamennte de pensar o que é que vou cozinhar.
Acho que vou seguir a tua sugestão.
Bjs
oi, muito bem, estou a gostar de ver, eu sou muito organizada e tambem sou assim como tu, gosto de planear com antecedencia, ver todas as promoções e se for preciso correr os hiper todos da zona , atras das melhores ofertas, o meu namorado diz que sou a mulher das listas lol, olha não sei se conheces o blog da dona de casa perfeita, la encontras uma agenda para planear as semanas ;) bjks
ResponderEliminarOlá Cris, parabéns pelas decisões que tomaste e por estares já a colocá-las em prática! Eu também me tenho vindo a tornar mais organizada e bem preciso! Também faço menús semanais para comprar só o necessário e já poupei algum dinheiro. Desta forma também não tenho em casa guloseimas ou coisas que me podem tentar! Para esta mudança baseei-me nalguns conselhos do blog a dona de casa perfeita (a Ana já to sugeriu) que tem ideias muito boas! Eu faço as compras à 5ª que é o dia em que vou à nutricionista e começo a minha semana alimentar!
ResponderEliminarBeijinhos