O meu Progresso!

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

BRINQUEDOS -Existem coisas muito interessantes!!!!


Hoje na minha busca diaria nos jornais diarios, constatei que o o Jornal SOL tinha um artigo muito interessante que passo a transcrever não na integra:

Todos desejam o brinquedo ideal, mas todos o entendem de maneira diferente


Pais, filhos e profissionais que lidam com crianças têm interpretações diferentes daquilo que é o brinquedo ideal, mas todos o desejam. Muitas vezes é no abrir dos presentes que os gostos e a ideia de perfeição chocam
 
 Os pais querem oferecer algo que divirta os filhos e seja pedagógico, os pediatras defendem as brincadeiras que contribuam para a organização interna das crianças, ao passo que as entidades que defendem os interesses dos menores preferem a segurança.


O brinquedo ideal para Susana Fernandes «é aquele com que a criança se diverte e consegue aprender alguma coisa».

Para Gomes Pedro, especialista em desenvolvimento infantil, os brinquedos mais ideais são a mãe e o pai em toda a sua interacção diária com os filhos, que os ajuda a construir vínculos, identidade e o sentido de coerência.


«As pessoas são levadas pelo marketing para coisas complicadas, mas os bebés e as crianças pequenas gostam de coisas simples, como a colher de pau, o tacho ou a escova, mas principalmente de pessoas e de interacção», sublinha o director de pediatria do Hospital Santa Maria (Lisboa).


Enquanto objecto, o livro é o brinquedo que tende a aproximar-se do ideal e com o qual criança e família podem exercitar todo o tipo de imaginário.

Para o pediatra Mário Cordeiro, autor de O livro da criança, o brinquedo é um auxiliar de brincadeira que deve ajudar a desenvolver uma série de competências na criança.


No entanto, salienta que «o ideal» não existe e que o excesso de brinquedos «estraga o prazer de brincar e não contribui para a organização interna da criança».


Também este pediatra refere os objectos que não correspondem à definição de brinquedo, mas que fazem as delícias dos mais pequenos, como um comando de televisão, mais atraente do que um brinquedo ultra-elaborado que faz tudo sozinho.

Com tudo isto concluo, aquilo que já tinha como dado adquirido há já algum tempo, não vale a pena gastarmos tanto dinheiro em brinquedos, para mostrar quem deu o melhor e o mais caro, se isso não for o mais adequado para a criança, talvez se cada um de nós perdermos um bocadinho do seu tempo diario com cada criança e brincar com ela nas suas brincadeiras, seja a melhor prenda que poderemos dar.

A todas as crianças do MUNDO UM SANTO NATAL!!!

7 comentários:

  1. Amanhã já não vou andar por aqui por isso vim aqui para te desejar um Natal muito feliz para ti e para os teus.

    Beijinhos garndes

    ResponderEliminar
  2. Os Briquedos e os seus perigos...

    Com o Natal à porta é tempo de comprar brinquedos para as crianças e nunca é demais lembrar que alguns deles escondem perigos.

    Problemas de segurança mas também efeitos negativos no desenvolvimento das crianças.

    Nesta altura do ano não faltam sugestões de brinquedos para oferecer às crianças. O pior é mesmo ter de decidir entre tanta oferta.

    VÍDEO: BRINQUEDOS: CUIDADOS NA HORA DA COMPRA!
    Copia e cola no teu navegador : http://www.tvi24.iol.pt/iframe_galeria.html?mul_id=13196349

    A Associação de Defesa do Consumidor (DECO) deixa alguns avisos. É que há brinquedos que são verdadeiras armadilhas para as crianças e adultos.

    Após o alerta, fique a par das novidades e dos brinquedos que fazem parte este ano das cartas para o Pai Natal.

    VÍDEO: OS BRINQUEDOS QUE ESTÃO NA BERRA
    Copia e cola no teu navegador : http://www.tvi24.iol.pt/iframe_galeria.html?mul_id=13196348

    Jinhos

    ResponderEliminar
  3. Meu amor,

    O melhor presente que eu poderia imaginar neste Natal eu já recebi, pois a melhor coisa do mundo é a tua doce companhia, a paz e o amor que a tua presença traz ao meu coração.
    O Natal é tempo de festa e de reflexão. E sempre que eu penso sobre os rumos da minha vida volto o meu pensamento a Deus e agradeço por ter-te sempre por perto. Trazes luz e alegria à minha vida. Deixas o meu coração feliz, o meu coração em festa!
    Assim, o único pedido que eu faço ao Menino Jesus, o único presente que eu peço ao Pai Natal é que nada venha a abalar este nosso relacionamento puro e sincero. Quero e preciso estar sempre contigo. Quero ter a certeza de que todos os meus dias serão emoldurados pela luz do teu sorriso, pelo calor da tua alma acolhedora e pela segurança deste amor que não tem fim!
    Neste Natal eu quero agradecer por possuir o dom de amar, quero agradecer a dádiva de sentir este amor correspondido na mesma medida. Quero agradecer por amar alguém que também me ama, que acalma os meus medos e que nunca me magoa.
    Feliz Natal, meu amor e desculpa ás vezes os meus defeitos...

    Jinhos Grandes

    ResponderEliminar
  4. Oh, Cris, fui mesmo trenga. Estava mesmo convencida que já tinhas este selo, mas agora é que vi que não e foste uma das pessoas de quem me lembrei primeiro.
    Vai lá buscá-lo, please...
    E desculpa o lapso.
    Um Natal muito feliz também para ti, para a tua filhota e para o senhor que comentou antes de mim e que me parece ser o teu amor ;)
    Beijo grande

    ResponderEliminar
  5. oi! Desejo de um Feliz Natal, com tudo de bom!! bjks

    ResponderEliminar
  6. Oi Cris !!
    Passei para te desejar um Feliz Natal e para te dizer que gostei muito de falar contigo no MSN. Há realmente muitas coisas em comum entre nós, é engraçado :)
    Ah, já agora, acho que não te cheguei a responder: Casei-me aos 22 e fui mãe aos 26. E tu?

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Espero que tenhas tido um bom Natal!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentario