POLVO À LAGAREIRO
Ingredientes
Polvo: 1,5 kg
Azeite virgem extra: 2 dl
Alho: 8 dentes
Coentros: 1 molho
Batata miúda com pele: 1 kg
Sal e pimenta em pó: qb
Preparação
Depois de o polvo estar cozido, corta-se em pedaços grandes e coloca-se num tabuleiro de barro juntamente com as batatas, estas previamente cozidas e ligeiramente esborrachadas. Rega-se com o azeite e os alhos picados grosseiramente. Polvilha-se com sal e pimenta.
Vai ao forno até o polvo alourar.
Sugestões
Servir bem quente com os coentros picados por cima.
BACALHAU COM COUVE PORTUGUESA
Ingredientes
Bacalhau demolhado 4 postas
Batatas grandes 4 und.
Couve portuguesa grande 1 und.
Cenouras 4 und. Pvos 4 und.
Alho 4 dentes
Azeite 2 dl
Vinagre 1 col. chá
Folha de louro 1 und.
Sal e pimenta q.b.
Coloque o bacalhau num recipiente que tenha tampa. Leve ao lume uma panela com água, louro e 3 dentes de alho. Quando ferver deite em cima do bacalhau. Tape-o e deixe-o em repouso 45 minutos.
Descasque as batatas e as cenouras. Escolha e lave bem a couve.Ponha numa panela água temperada com sal e quando levantar fervura deite a couve. Retire-a quando estiver tenra, escorra-a e reserve-a, mantendo-a quente. Coza nessa água as batatas junto com as cenouras. Coza os ovos durante 8 minutos.
Entretanto, aqueça o azeite com o alho que restou. Disponha numa travessa ordenadamente, batatas, bacalhau, couve e os ovos partidos ao meio. Regue com o azeite que aqueceu e sirva quente.
ARROZ DOCE LIGHT
Ingredientes:
3 colheres de Sopa de adoçante em pó
2 copos de agua 1 chavena de arroz
Canela em pó
Casca de limão
1 gema
2,5 copos de leite magro
1 pau de canela
Preparação:
Cozer o arroz na àgua. Quando tudo tiver cozido e a agua quase toda evaporada, adicionar o leite misturado com a gema e deixar cozinhar alguns minutos.
Acrescente o pau de canela e a casca de limão e mezer bem. (Atenção para que não seque).
Retire do fogo, deixe arrefecer, coloque num recipiente polvilhado com canela.
(Eu sinceramente gosto mais de ALETRIA, podem substituir o arroz por massa de ALETRIA.)
Hummmmmm polvo... nham nham nham :))
ResponderEliminarbeijinhoss
Olá Cris,
ResponderEliminarestava a ler as tuas receitas e quando cheguei à do arroz doce comecei a pensar " Hummm, será que isto também fica bem com aletria?" E logo de seguida, vejo a tua observação. Eh, eh, eh. Temos gostos idênticos. E vou fazer a tua receita para o natal. Assim poupo algumas calorias.
Como já não vinha aqui há uns tempinhos estive a ver os teus posts anteriores e vi um em que estavas muito tristinha. Espero que já te tenha passado. E faz-me um favor: mentaliza-te que ninguém é melhor do que tu. Mas ninguém mesmo!!! Seja porque são mais magras, mais bonitas (eu acho que todas podemos ser bonitas, basta alguns ajustes), mais ricas, mais seja o que for. Compreendo-te perfeitamente, afinal foram muito anos a pensar assim. Agora quando olho para o espelho ou quando alguém me elogia eu fico feliz mas ainda há algo dentro de mim que me quer dizer que não é verdade. Mas eu sei que o complexo de inferioridade não se resolve de um dia para o outro e também tenho que educar a minha forma de pensar. Força Cris. Estes momentos de tristeza ou fraqueza são normais mas vale a pena ultrapassá-los porque a recompensa é gratificante.
Beijinho grande
Obrigada Luciana, pelo teu incentivo, és uma querida!! Beijinhos
ResponderEliminar